via Educação: PS quer suspender prova de avaliação de professores – Observador.

O PS apresentou esta quarta-feira o programa eleitoral para as legislativas de 2015. Na área da Educação e formação de adultos são várias as propostas desenhadas pelo socialistas, nomeadamente, a suspensão imediata da prova de avaliação dos professores – que será revista- e a alteração das regras dos concursos de colocação dos professores, que deverão “garantir uma maior estabilidade do corpo docente”. Peso dos exames nacionais na avaliação dos alunos também será alterado, garante Costa.

  • Mudar as disciplinas dos três ciclos do ensino básico:“Promover uma maior articulação entre os três ciclos do ensino básico, redefinindo progressivamente a sua estrutura de modo a atenuar os efeitos negativos das transições entre ciclos, assumindo uma gestão mais integrada do currículo e reduzindo a excessiva carga disciplinar dos alunos”;

  • Reduzir a retenção escolar;

  • PS não acaba com exames nacionais, mas muda peso das diferentes avaliações: Melhorar a avaliação externa das aprendizagens, designadamente a realizada através de provas nacionais no fim de cada ciclo, aprofundando a sua articulação com a avaliação interna;

  • Gestão autónoma de currículos: “Criar condições para que as escolas e agrupamentos possam gerir o currículo nacional de forma flexível e contextualizada, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelarem mais adequados para que todos os alunos possam aprender”;

  • Mexer nos concursos dos professores. Colocações por mais anos: “Garantir uma maior estabilidade do corpo docente, utilizando mecanismos de incentivo à localização de professores a zonas menos atrativas, promovendo a redução da rotação dos professores por diferentes escolas, garantindo que a colocação dos professores permite o acompanhamento dos alunos durante um ciclo de ensino”;

  • Suspensão da avaliação de professores: “Rever o processo de recrutamento de educadores e professores, suspendendo a realização da chamada Prova de Avaliação de capacidades e Conhecimentos e procedendo à reponderação dos seus fundamentos, objetivos e termos de referência”;

  • Assegurar o funcionamento da escola pública a tempo inteiro até aos 14 anos

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