Lisboa (Portugal), 17-19 de Abril de 2013.
 IV Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual 
 (CAFVIR 2013)

 Datas Relevantes:
•  Data limite de envio de trabalhos: 20/Janeiro/2013 •  Notificação dos autores: 09/Fevereiro/2013 •  Envio da versão final dos trabalhos aceitos: 18/Março/2013 •  Celebração do Congresso: 17 18 e 19/Abril/2013

O congresso esta sendo organizado por a Universidade de Lisboa, Virtual Educa e Universidades Sociais e entidades colaboradoras do projeto europeu ESVI-AL.

Áreas de interesse:
•  ACESSIBILIDADE DA FORMAÇAO VIRTUAL.(Educação virtual inclusiva. Metodologias de ensino e desenvolvimento curricular acessível. Campos virtuais acessíveis. Estandes de acessibilidade. Projeto para todos. Conteúdos virtuais acessíveis. Ferramentas para melhorar a acessibilidade).
•  ASPECTOS DOS ACADEMICOS E DOS CONTEUDOS (Adaptação, competências e estilos de aprendizagem. Qualidade de tutoria virtual. Qualidade dos conteúdos. Qualidade pedagógica em e- learning. Projeto de Qualidade de ensino. Qualidade e inovação docente. Simplicidade).
•  ASPECTOS GERAIS E DE GESTAO (Qualidade de informação virtual em contextos informais. Qualidade na educação virtual no universitário. qualidade na formação continuada. Qualidade e formação mista. Estandes de qualidade. Excelência em e-learning e modelo de segurança de qualidade).
•  ASPECTOS CULTURAIS E INSTITUCIONAIS (Aspectos culturais na qualidade. Qualidade como elemento de construção do EEES. Qualidade como elemento de Construção de um Espaço Comum de Educação Superior para Iberoamerica. Qualidade em e-learning e políticas educativas. Qualidade para inovação e mudanças institucionais educativas. Enfoque e estratégias de qualidade em diferentes países e culturas. A Qualidade para a internacionalização de e-learning).
•  ASPECTOS TECNOLOGICOS E AVANÇOS (Qualidade das plataformas de gestão de aprendizagem. Qualidade na formação basada na Web 2.0. Qualidade em mobile learning. Qualidade e Objetivos de aprendizagem. Qualidade, ontologias e Web para e-learning. Ferramentas informáticas para a segurança de qualidade. Requisitos técnicos para a qualidade de e-learning. Qualidade de software para e-learning. Qualidade dos jogos e simuladores para e-learning.
•  AVALIAÇÃO DE QUALIDADE (Auditoria de qualidade de informática virtual. Certificação da qualidade de informática virtual. Questionários de avaliação de qualidade. Avaliação da qualidade da Educação Superior virtual. Maturidade da educação virtual. Medidas de qualidade. Qualidade da avalição de conhecimentos).
•  CASOS PRATICOS (Recursos educativos abertos para a melhoria da qualidade e acessibilidade da aprendizagem virtual. Estudos de casos sobre qualidade e acessibilidade em e-learning).

Envios de trabalhos:
•  Os trabalhos deverão ser enviados através da web: web: https://www.easychair.org/account/signin.cgi?conf=cafvir2013
•  Deverá ser arquivos em PDF ou Word, e seguir o formato LNCS, disponível em: http://www.springer.com/computer/lncs
•  Poderão ser comunicações longas, com um máximo de 8 páginas, ou curtas com um mínimo de 4.
•  Se admitirão contribuições em inglês, espanhol ou português.

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