A integração entre o mundo físico e o virtual será uma das tendências dominantes em 2010 e que trará um enorme impacto sobre a aprendizagem. Os primeiros sinais já podem ser vistos no Yelp, uma aplicação para o iPhone que permite visualizar informação geolocalizada relevante sobre as pessoas e locais. 

Isto é possível através da tecnologia de realidade aumentada, que consiste em aceder a conteúdos directamente relacionados com o objecto visualizado no terreno, em tempo real. Por exemplo, o Twitter 360 permite que as pessoas se liguem e acedam a actualizações dos seus «amigos» no telemóvel conforme estes se deslocam. No domínio da aprendizagem, isto significa que as pessoas poderão ter acesso a módulos de formação de acordo com os seus interesses e o contexto físico onde se movimentarem.

Fonte: Revista Formar, n.º 70.
Comentário: tenho algumas reservas quanto ao interesse formativo desta aplicação. De que serve saber qual a posição e para onde se movem as pessoas com as quais interajo no decorrer de uma formação on-line? Que conhecimento relevante resulta daí? Quando muito, diria que saber a posição geográfica dos formandos poderá ser relevante, para o formador, de maneira a permitir a reorientação dos módulos de formação, mas tratar-se-ia de um trabalho gigantesco de pesquisa e adequação de conteúdos.
Anúncios