Comemorações dos 50 anos da escola Alcaides de Faria
Grande filósofo português deu aula magistral
O filósofo Viriato Soromenho, a convite do grupo de filosofia, falou aos alunos e professores sobre a importância da filosofia na sociedade contemporânea.

Perante uma assembleia de aproximadamente 300 alunos e muitos professores, o filósofo falou da importância da filosofia para a vida, para o conhecimento “a filosofia pensa sobre o sujeito que conhece. A filosofia ajuda-nos a saber mais sobre o mundo e sobre o agente do conhecimento.” Caracterizou o saber filosófico como um “saber de humildade do homem” concluindo a sua primeira parte dizendo que “a filosofia ajuda-nos a perceber o alargamento da noção de ‘casa’. A preocupação e cuidado pelos outros seres do mundo e pela economia do mesmo.
Numa segunda parte realçou os oito valores educativos que a filosofia pode oferecer à comunidade educativa no século XXI, ou seja os valores educativos transversais que podem ser suscitados pelo estudo de uma atitude filosófica na prática docente e discente. O primeiro deles é respeitar que o ser humano é um ser em aberto, um ser de possíveis, nesse sentido a escola deve alimentar o potencial dos jovens. O segundo, é promover a capacidade de autonomia de pensar, da responsabilidade por uma opinião, por uma tarefa. O terceiro é suscitar a compreensão que o pensar é sempre um pensar com o outro, a nossa identidade é sempre uma relação do “eu-tu”. O quarto valor é suscitar a capacidade de trabalho em equipa, sem a anulação da identidade. O poder de cada um depende das relações com os outros. O quinto é permitir o exercício de múltiplos papéis. O que comanda sabe obedecer e vice-versa. Sexto valor é aprender a dosear os esforços no tempo longo, para isso é preciso saber viver o presente com intensidade. Sétimo valor aprender a suportar o insucesso e a frustração. O erro e fracasso têm um enorme potencial de aprendizagem para o conhecimento e de fortalecimento para o carácter. Finalmente respeitar o outro, a sua diferença de opinião. Nesse sentido é importante compreender e valorizar o pluralismo da condição humana.

Anúncios