Emir Kusturica e a No Smoking Orchestra

A música frenética e torrencial da No Smoking Orchestra, banda que mistura o punk rock com as várias músicas tradicionais dos Balcãs, regressa a Portugal para dois concertos nos coliseus do Porto e Lisboa, nos próximos dias 25 e 26, respectivamente.

Conhecida pela intensidade cénica dos seus concertos, dominados pela energia explosiva e aparentemente inesgotável do vocalista/compositor Nenad Jankovic (mais conhecido pelo seu nome artístico de Dr. Nelle Karajlic), que já não é nenhum teenager, a banda já actuou em Portugal em várias oportunidades.

Desta vez, o grupo vem apresentar o seu novo disco, intitulado “Time of the Gipsies” (Tempo dos Ciganos), definido pela própria banda como “uma ópera punk”.

Este espectáculo é constituído por 14 temas originais em que o grupo deambula pelas diversas influências que caracterizam a música da banda, que incluem rock, música cigana, folclórica, reggae, jazz e o que mais aparecer pela frente ao Dr. Nelle Karajlic, a Emir Kusturica – galardoado cineasta e guitarrista da banda – e seus comparsas de aventura musical.

A banda foi formada em 1980, em pleno movimento punk/new wave, em Belgrado, pelo Dr. Nelle Karajlic, tendo-se destacado imediatamente pelas suas letras satíricas, muito agressivas relativamente ao poder político da época.

Esta fórmula valeu ao grupo um enorme êxito e garantiu-lhe um estatuto de super-estrelas na ex-Jugoslávia, vendendo centenas de milhar de discos e esgotando concertos em grandes espaços.

Esta agressividade, inédita na então Jugoslávia pós-Tito, mas ainda comunista, fez descer sobre a popular banda a mão pesada da censura, o que levou à saída de alguns elementos em 1984.

Foi nessa altura que entrou para o grupo Emir Kusturica, já então um conhecido realizador de cinema, para substituir o baixista.

Desde então Kusturica, apesar do grande êxito internacional que tem obtido como cineasta – repetidamente premiado nos festivais de Berlim, Veneza, Cannes e muitos outros – tem mantido uma carreira paralela como músico da No Smoking Orchestra, cuja música tem utilizado como banda sonora dos seus filmes.

A notoriedade internacional de Emir Kusturica levou a que em 1998, a banda tivesse mudado o seu nome para Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra, tendo entretanto o realizador trocado o baixo pela guitarra eléctrica.

Lusa/SOL

Anúncios
Categorias: Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s