George Gershwin

George Gershwin (26 de Setembro de 1898 – 11 de Julho de 1937) foi um compositor americano, nascido em Brooklyn, Nova Iorque com o nome de Jacob Gershowitz, de pais imigrantes oriundos da Rússia de religião judaica.

Gershwin compôs a maioria das suas obras conjuntamente com o seu irmão Ira Gershwin, autor lírico. Gershwin compôs para a Broadway e para o teatro de concerto clássico e a sua música reúne elementos destes distintos universos. Em 1924 , compôs “Rhapsody in Blue” , que tornou-se imensamente popular. O seu Concerto para Piano e Orquestra é menos conhecido mas faz um uso extensivo de motivos jazzísticos. Conheceu igualmente o sucesso na autoria de canções populares. Entre as suas composições, muitas foram usadas no cinema e algumas tornaram-se clássicos do Jazz, em particular as partituras gravadas por Ella Fitzgerald, uma gravação memorável de 3 discos para a Verve, com Louis Armstrong e a orquestra de Nelson Riddle, também com Herbie Hancock e outros cantores e actores.

Para ouvir, clique aqui. A “Rhapsody in Blue” tem muitas versões: de todas as que existem na net, gosto desta – é das poucas com a energia necessária. A melhor que já ouvi, no entanto, é de Leonard Bernstein.

Anúncios
Categorias: Etiquetas:

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s