Dizer bem 5

Uma entrevista muito interessante de Álvaro Gomes ao Educare: 

(…) Os professores estão a atravessar uma fase de profunda turbulência, a todos os níveis da sua profissão. Vêem o seu posto de trabalho em risco; vêem-se humilhados em público e em privado, desde as cúpulas às bases do sistema; vêem-se defraudados nas suas expectativas profissionais; vêem-se violentados na sua dignidade…

 No livro A Escola discorda dos modelos de escola tradicional e escola nova. Qual é o modelo que propõe?
AG: Não é que discorde do paradigma da escola tradicional ou do paradigma da escola nova. Nesse livro, o que faço é revelar algumas das fragilidades de um e de outro, bem como daquela que tem sido designada como escola crítica.
Se todas elas têm aspectos positivos e limitações, talvez valha a pena seguir a estratégia da abelha, quando visita flores muito diferentes. Retiremos de cada uma dessas macroteorias o “pólen educacional” que nos convém e podemos ficar seguros de que, da nossa “colmeia pedagógica e didáctica”, fluirá um “mel” de primeira qualidade.

A Escola é, a meu ver, essa “arca-da-aliança” mediadora entre a coisa privada e a coisa pública, que as sociedades, em geral, disponibilizam, no sentido de dar as mesmas oportunidades a todos os seus cidadãos. Àquelas cabe garantir tais oportunidades. E a estes cabe não as desperdiçar, pois isso representaria uma perda irrecuperável.

Considera que são os alunos provenientes de classes sociais mais desfavorecidas que, mais facilmente, correm o risco de ficar à margem? 

(…) De uma coisa não tenho dúvida: se os estudantes tiverem um bom hardware pessoal (intelectual, emocional, sensorial), se o software for de qualidade, se se protegerem com alguns airbags de contexto, não terão dificuldades de maior. Mesmo nas condições mais ingratas. Mas não me parece que as crianças que nos chegam de certos guetos sejam as mais bem equipadas em todos esses domínios…

(…)

A ler, na íntegra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s