O que é um ser humano?

Chimpanzés vistos a caçar com lanças de madeira

A descoberta é relatada na revista científica “Current Biology”, por Jill Pruetz, da Universidade Estadual do Iowa, nos Estados Unidos, e Paco Bertolani, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

 Já Carl Sagan, em “Dragões do Éden“, falava da necessidade de se proceder a uma reclassificação da espécie humana. O especismo tem  os dias contados…  (ver mais)

[O assunto é polémico e merece muito mais do que uma “posta” de um reles blog que remete simplesmente para um artigo de jornal diário. Mas os meus afazeres profissionais não me dão tempo suficiente para mais do que chamar a atenção para meia-dúzia de coisas interessantes que os eventuais leitores poderão consultar – caso tenham interesse. Quem quiser saber mais, pode clicar nos links respectivos.]

Basicamente, Sagan afirmava que as diferenças entre a espécie humana e os primatas superiores seriam apenas diferenças de grau, e não estruturais. E desse ponto de vista, deveríamos todos, humanos e chimpanzés, ser classificados como primatas superiores – ou, se preferirmos, diferentes tipos de humanos. Chegar a essa conclusão seria, segundo Sagan, uma questão de tempo.

A objecção óbvia contra Sagan consiste em afirmar que ele não era biólogo, mas apenas um físico – e portanto incapaz de formular hipóteses tão arrojadas em domínios que não conhece, pois muitos biólogos discordam dessa afirmação. Argumento de autoridade, não inevitavelmente falacioso. Mas Sagan desenvolveu pesquisas na área da Biologia apoiando-se em colegas efectivamente especialistas em Biologia: e submetia as suas próprias opiniões / conjecturas à análise crítica desses especialistas antes de as publicar. Portanto, a acusação de ignorância em assuntos de Biologia não me parece relevante.

Donde, duas questões: há por aí algum biólogo que nos queira explicar até que ponto a ideia de Sagan faz sentido? Ou a repugnância da ideia deve-se meramente aos tradicionais pruridos religiosos?

Anúncios

1 Comment

  1. aquela velha história de que há animais mais humanos do que certos homens faz mesmo sentido. Compare-se Bin Laden ou o Bush com o Forrester, por exemplo…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s